
A profissão que escolhi para muitos é sinônimo de sofrimento e baixo salário. Realmente! Em um país em que a cultura não é valorizada e o saber não é bem-vindo,o professor mtas vezes se torna uma figura ultrapassada, um coitado!Ainda bem que eu não tenho pena de mim mesma! Ainda bem que eu sei do caráter intelectual do professor! Detentor e transmissor de conhecimento, e por isso mesmo, alguém que possibilita novos horizontes, novas perspectivas de vida!No inicio não pensava que fosse gostar tanto de lecionar, mas com o tempo minha vontade era fazer pensar, discutir, dialogar com adolescentes e/ou adultos, pessoas que já trariam consigo uma experiência maior de vida, de faixa etária não tão diferente da minha, ou talvez diferente;considero que em meus oito anos de magistério tenho passado por diferentes realidades e por isso alcançado um bom grau de experiência.Fico triste pq ainda há mta acomodação, mta falta de perspectiva , revolta.É muito difícil se dar conta de que mtos de nossos alunos so vão à escola para comer a merenda ou receber o Bolsa escola. Nós, educadores, passamos por constantes desafios! Este ano tenho refletido sobre meus objetivos, meus anseios, meus medos e mesmo sobre minha vaidade. Tá sendo um ano Sofrido. Perturbador.desafiador. E, não menos proveitoso. Animador.Minhas dúvidas sobre continuar na profissão cresceram cada vez mais e eu me questionava sobre o q realmente queria pra minha vida. Foi ao me imaginar como não-professor que pude entender o quão admirável é ser professor. Foi ao entender as desilusões que pude voltar a me "iludir".Uma de minhas dificuldades era não conseguir enxergar o que faria, que profissão escolheria, se abrisse mão da minha. E, se eu iria mudar de profissão, porque não escolher uma que me desse maior retorno financeiro? Por qual optar? Resolvi não optar por nenhuma, mas também não descartar! Tô buscando outros caminhos mas sem me distanciar do que estou.A atitude que me norteia no momento é viver um dia de cada vez, Procurando dar importância ao que me faz bem, não alimentar o sofrimento, ir a novos lugares, conhecer novas pessoas, aprofundar meu conhecimento em assuntos que me dão prazer. Fazer a diferença, aos poucos.Não tenho meios (e nem acredito que alguém tenha) de dizer: Esta será minha profissão pelo resto da vida! Não podemos estabelecer nada com tamanha duração. Mas, depois de me reapaixonar pelo magistério, não me importaria se isso fosse verdade!Amo todos os meus alunos: os que fizeram parte da minha vida, os que fazem e os que ainda farão! Amo o conhecimento que adquiri até aqui! E ainda mais o que está por vir! Parabéns, professores!Cultivemos nossas paixões!Elas podem ser muuitas!
2 comentários:
Boa tarde. Gostei muito deste post. Eu pretendo um dia me tornar professor, especificamente de História, mas, imagino que não seja fácil, até porque, o que aprendemos na Universidade é uma coisa, na sala de aula a realidade é totalmente diferente. Parabéns pelo blog.
Eu também sou idealizador de um blog.
http://aprendendohistoriajuntos.blogspot.com
obg vc, pela visita, pelo comentário e principalmente pelo elogio ao blog.Ser professor,realmente, n é tarefa fácil, porém é gratificante demais.vc vai amar! vá em frente!
Postar um comentário