About Me

Minha foto
Araçagi, PB, Brazil
Uma mulher fascinada por conhecimento.Amante da vida,dos livros,dos meus,das letras,suas entrelinhas;Autêntica virginiana,Professora de Línguas e Especialista em Língua,Linguagem e Ensino.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Literatura Afro Brasileira

Contos Africanos: A Menina que não Falava






Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto.

__ Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga.

O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora.

Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna mas, ninguém conseguiu fazê-la falar.

O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam:

__ Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso!

O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam.

O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los.

Depois de muito trabalho, a menina ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe:



__ O que estás a fazer?

O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão.

Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento.









http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto10.html

10 comentários:

Monique Viana disse...

Este texto é um conto de Moçambique de autor desconhecido. Algunmas palavras são de origem africanas e segue os seus significados:
Machamba= horta,propriedade agrícola.
sachar= capinar,afofar,cavar a terra

ivanilsonrodrigues2011 disse...

Que nem sempre o rico bonito é mais valioso do que o pobre feio!!!
(ISSO MOSTRA QUE NEM SEMPRE O RICO É TÃO RICO DE SABEDORIA E INTELIGENCIA PARA FAZE-LA FALAR E O POBRE FEIO,SUJO FEZ COM QUE SEUS PAIS CONFIASSEM NA SUA CAPACIDADE)...
ATENCÃO: isso
mostra que o feio também tem vez (isso é uma lição de vida para todos??)

ivanilsonrodrigues2011 disse...

Dayanne Viera

Esse lindo conto trta-se de um pobre rapaque desejaria casar-se com uma bela e rica moça,todo acreditaram que elenão fosse capaz,mais enfim ele se csou-se com ela e com isso só nósmonstra que para o amor,não a raça,cor é muito menos classe social...

GRACE GOMES disse...

Este conto nos mostra que nem sempre o rico por ter dinheiro e luxo e capaz de conquistar aquilo que deseja, mas o pobre com dignidade e trabalho conquista, e conquistou. o amor de uma bela rapariga(moça) que nao sabia falar mas com jeito deu suas primeiras palvras, em seguida conquistou um belo casamento e um futuro amor.
M° das graças g. b. 9° A

GRACE GOMES disse...

Este conto nos mostra que nem sempre o rico por te dinheiro consegue aquilo que quer, mais o pobre com trabalho e esforço veio a conseguir aquilo que desejava, o coração da bela rapariga(moça) que deu a ele suas primeiras palavras.
M° das graças g.b. 9°A

GRACE GOMES disse...

este conto e bem engraçado e ao mesmo tempo interessante, ele nos faz conhecer outras culturas. e a forma diferente de falar deles. mas a historia da rapariga(moça) uma jovem que numca havia falado, e o melhor. o ponto forte da historia.

GRACE GOMES disse...

Essa historia dis que orico pode ter tudo eo pobre nada .
Nos dias de hoge os que tem muinto dinheiro ou a aparencia bonita e melhor doque aquele de aparencia feia ou pobre .
Para vocè comcegir um emprego nâo precisa saber de nada sim ter muinto dinheiro oua aparencia bonita mas as pessoas que comtrata pessoas pesssoas bonitas ou rica nâo sabe que aquele pobre pode ter mais capasidade para esse enprego .David MARQUES 9 ANO A

Anônimo disse...

oi prof.testando.

GRACE GOMES disse...

mayara de sousa 9 ano b
esse conto mostra que o rico muitas veses nao conquista o coracao de niquem mos o pobe sim com diquinidade sim.

Brincando e aprendendo lingua portuguesa disse...

Gosto muito dos contos moçambicanos. Os contos africanos em geral traz uma narrativa simples, de fácil interpretação e sempre deixa uma lição de vida para quem o lê.
Gostaria que lêssem "As mãos dos pretos" de Luís Bernado Honwana, um dos escritores mais conhecido da literatura de Moçambique.