About Me

Minha foto
Araçagi, PB, Brazil
Uma mulher fascinada por conhecimento.Amante da vida,dos livros,dos meus,das letras,suas entrelinhas;Autêntica virginiana,Professora de Línguas e Especialista em Língua,Linguagem e Ensino.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Improve your english!

Acessem esses sites, se cadastrem,inscrevam - se e tenham aulas de inglês gratuitas.
http://www.englishtown.com.br/online/home.aspx
http://www.livemocha.com/

COMO MELHORAR O LISTENING,APRENDER A ESCUTAR EM INGLÊS?

Muito escuto sobre a dificuldade de entender músicas em inglês,como também,filmes e documentários memso já tendo um conhecimento razoável de língua estrangeira, e confesso que também compartilho dessa dificuldade (daí surgiu a ideia do blog).É comum sentir dificuldades de entendimento ou fazer ,ao ouvir, inferências com a língua materna,visto que, muitas vezes até na nossa língua sentimos dificuldades de entendimento,certo? então não se desespere se mesmo sendo familiarizado com o ingles, você sentir dificuldades de entender ao ouvir música ou assistir filme.
Antes de se tornar um bom ouvinte em inglês, que tal se tornar um bom ouvinte em português?
Siga as dicas abaixo (do meu amigo Denilson de souza) para começar a entender como melhorar o listening do inglês.


* Ao escutar algo em inglês lembre-se sempre de escolher um tema que seja do seu interesse. Escute coisas referentes ao seu dia a dia: sua rotina de trabalho, fatos corriqueiros da vida, coisas sobre as quais você gosta de falar a respeito, etc. Nada de escutar entrevistas sobre as implicações psicosociológicas na criação de iguanas como animais de estimação nos países em desenvolvimento.
* O tempo daquilo que você vai ouvir também deve ser levado em conta. Nada de pegar um aúdio de 30 minutos. Para fins de aprendizado o ideal é que você comece com monólogos e diálogos que durem 1 a 2 minutos no máximo. Procure entender o VOCABULÁRIO [expressões, frases feitas, combinações de palavras, etc] em conjunto. Nada de analisar o que você está ouvindo palavra por palavra. Nem ao menos se preocupe em dissecar a gramática do que você ouve. Seu OBJETIVO é ouvir. Então, ouça! Escute! Preste atenção no conjunto! Deixe as vírgulas de lado!
* Ao se dedicar na atividade de ESCUTAR [Listening], dedique-se apenas a ela! Nada de música de fundo! Nada de firulas que possam te distrair! Nada de se preocupar em procurar algo no dicionário! Nada de parar e pensar no que foi que a pessoa disse! Simplesmente escute! Caso não entenda, não se preocupe! Estude as expressões, frases feitas, sentenças e tudo mais em conjunto. Compreenda o significado do que foi dito. Deixe os pormenores [vírgulas, palavras isoladas e regras gramaticais] de lado. Escute não apenas uma vez! Pelo contrário, escute uma, duas, três, quatro, cinco, seis... vezes! Assim, você faz com que seu cérebro [memória] vá se acostumando com as expressões do texto. Isto é muito parecido com o fato de ouvir músicas; de tanto você ouvir aquele tal de "você não vale nada, mas eu gosto de você" acaba encravando na mente! Outros exemplos, de tanto ouvir e acabar falando [mesmo sem querer] são: arebaba, narri, mamadi,punto e basta rs

Por fim, lembre-se que não há milagres! Não há técnicas chinesas milenares que ajudará você a entender todas as vírgulas! Não há poção mágica! Não há fada madrinha! Não há David Copperfield! Não há milagre! Não há macumba! Não há professor ou curso de inglês no mundo que vá ajudar você a se tornar um bom ouvinte de inglês. Só há uma pessoa neste mundo que poderá dizer 'seus problemas acabaram'. Esta pessoa é VOCÊ! Então, mão na massa. Ou melhor, cole o seu ouvido no MP3 Player, no iPod, iPhone, fone de ouvido do computador, som do carro, etc e mande ver.
Sucesso na melhora de listening.Caso você tenha lido este texto até o final, vejo que você é um bom leitor.Então começe desde já a se tornar um bom ouvinte.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que levar para 2011?


Oie blogueiros.Enfim, de volta!
Mais um nao se foi, e diga-se de passagem, que ano, heim?! 2010 foi mesmo um Super ano, em todas esferas:catástrofes,Guerra urbana no Rio com vitória da plícia, Brasil tem 1ª mulher presidente(e como mulher, me orgulho dessa conquista),Brasil é tricampeão mundial de volêi,o ano em que Saramago nos deixou e Tropa de Elite 2 se consagrou como filme mais visto de 2010.Enfim,novas expectativas surgem acerca do novo ano, deixemos as velhas agruras de lado e examinaremos o que é válido deixar e o que acrescentar à nossa bagagem pessoal e profissional.
Companheira de todas as horas, nossa bagagem é composta de experiências pessoais e profissionais pelas quais passamos pela vida Assim como os itens da mala de viagem, seu conteúdo revela traços de quem somos ;um inventário de conquistas ou decepções, tarefas cumpridas ou inconclusas, sonhos adiados ou a caminho da realização.O fim do ano e o início do outro são boas ocasiões para a abrir a bagagem e perguntar : o que levar para 2011? O que falta acrescentar? E o que, por outro lado, devo deixar de fora?
Façamos um balanço em nossa vida em todas as áreas sabendo que os erros mais comuns são 3:
1- estabelecer muitas metas,pois fazer planos demais traz risco grande de não realizá-los;
2- considerar o planejamento inflexível também é um grande erro,precisamos rever sempre a ideia inicial e ajustar o q não funcionou;
3- dedicar-se aa um único aspecto da vida e ignorar os outros é gravíssimo.Precisamos trabalhar e também ter tempo para a família,a alimentação,a saúde buscando o equilíbrio.
Falo em especial aos educadores, comece elaborando suas metas para 2011,cuidando para que sejam específicas,mensuráveis,desafiadoras,difíceis,mas não impossíveis,visto que, nossa profissão requer muito de nós,nossa dedicação,nosso compromisso,responsabilidade e carinho, pois estaremos formando mentes críticas e abertas a novos horizontes.Sejamos conscientes da árdua tarefa que optamos.
Pare,reflita e decida o que você vai levar para a viagem da vida pessoal e profissional em 2011?